Este monte fica Localizado na Serra do Caparaó, que fica na divisa entre dois os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo que o Parque Nacional do Caparaó é um dos atrativos do montanhismo brasileiro e abriga o Pico da Bandeira, que é certamente o terceiro monte mais alto do Brasil. 2.892 metros acima do nível do mar. Além disso, cinco dos dez picos mais altos do país estão localizados em Unidades de Conservação (UC).
A unidade do parque nacional abrange uma área de aproximadamente 31,8 mil hectares. Cerca de 80% dos parques estão localizados no estado do Espírito Santo. Os picos mais altos estão localizados nas divisas dos estados, com destaque para o Pico da Bandeira a 2.892 metros acima do nível do mar, o Pico 2 ou Pico do Cruzeiro a 2.852 metros acima do nível do mar, o Pico do Calçado a 2.849 metros acima do nível do mar e o Pico do Calçado Mirim a 2.818 metros acima do nível do mar.
O Pico do Cristal está a 2.770 metros acima do nível do mar e está localizado apenas no estado de Minas Gerais. O parque também possui outros picos, menores em tamanho, mas bastante elevados em altitude, como o Morro da Cruz do Negro (2.658 m), o Pico da Pedra Roxa (2.649 m),
Parque Nacional
Pico dos Cabritos ou Pico do Tesouro (2.620 metros),
Pico do Tesourinho (2.584 m) e Pedra Menina (2.037 m), ambos no Espírito Santo.
A Serra do Caparaó é uma das mais representativas Reservas de Mata Atlântica capixaba. Além de proteger as nascentes de três importantes bacias hidrográficas, o parque preserva campos de altitude únicos (um tipo especial de vegetação cujas características são fortemente influenciadas pelas condições do solo, clima e altitude do Maciço do Capalao), amostras únicas de (Rios Itabapoana, Itapemirim e Doce) e diversas espécies de flora e fauna endêmicas e ameaçadas de extinção.
O Parque Nacional do Caparaó possui duas entradas, localizadas na cidade de Alto Caparaó – MG, onde também fica a sede administrativa da UC, e no bairro Pedra Menina da cidade de Dores do Rio Preto – ES, por meio das quais os visitantes podem conhecer sobre o Pico da Bandeira e várias outras atrações do parque,
Entre os mirantes, vales, cachoeiras e belas piscinas naturais, está aberto ao público o ano todo.
Aqui no parque nacional, possui um extenso sistema de trilhas, sinalizadas, autoguiadas para curtas, médias e longas distâncias, com variados níveis de dificuldade, permitindo que diferentes tipos de usuários caminhem em florestas e altitudes elevadas. A trilha principal leva ao Pico da Bandeira, que pode ser conquistado pela ladeira capixaba (Trilha Casa Queimada – Pico do Calçado – Pico da Bandeira) ou ladeira mineira (Trilha Tronqueira – Terreirão – Pico da Bandeira). Além da famosa travessia na rota entre os dois estados da UC (travessia ES/MG ou MG/ES), ambas as trilhas permitem ao visitante descobrir outros atrativos na unidade de beleza cênica e contemplativa e do lugar.
No Parque Nacional do Caparaó, os visitantes também podem contar com quatro áreas de camping, localizadas nas partes superiores da Unidade de Conservação. Pelo lado de Alto Caparaó -MG, é possível ter acesso aos acampamentos Tronqueira e Terreirão – e pelo lado de Pedra Menina – ES,aos acampamentos Macieira e Casa Queimada. Os locais de acampamento do parque dispõem de estrutura de apoio podendo conter: postos de funcionários, sanitários públicos, lavatório para louças, mesas, bancos e churrasqueiras. Estes últimos apenas disponíveis no acampamento “Macieira”.
Fonte:
Texto original e imagensO que fazer no Parque Nacional do Caparaó? Saiba aqui!
Vale Verde.
Cachoeira Bonita.
Vale Encantado.
Pico da Bandeira.