Logo marca Vem Pro Caparaó MG - Juntos somos Mais Fortes.

atrativos turísticos

Praça da Matriz de Alto Caparaó – Imaculada Conceição

Praça da Matriz Igreja Imaculada Conceição - VPC - Vem Pro Caparaó MG

Esta gostando do conteúdo?
Compartilhe agora!

A PRAÇA DA MATRIZ DE ALTO CAPARAÓ - MG

A PRAÇA DA MATRIZ DE ALTO CAPARAÓ - MG

O atual projeto da Praça da Matriz foi idealizado pelo Sr. Inimá Novais de Campos. O desenho da praça encontra-se em um documento zelado por sua filha Alani Batalha de Campos, que guarda inúmeros documentos e fotografias históricas da Cidade.

A única praça do arraial, juntamente com os símbolos que a compõem, foram edificados em um terreno que foi doado à Comunidade Católica pela família de José Cortez, composta de imigrantes italianos que vieram para o Brasil durante o grande movimento migratório do final do século XIX, que objetivava ainda colonizar diversas regiões do Brasil e substituir a mão de obra com o fim da escravatura. Eram tempos difíceis onde a população buscava nas tradições religiosas e nos espaços sagrados, um alento para tamanhas dificuldades enfrentadas no desbravamento da região.

HISTÓRIA A PRAÇA DA MATRIZ

No decurso da História a Praça da Matriz sempre foi o palco dos grandes acontecimentos do  Município. Sendo o marco inicial da cidade, foi a partir dela que ruas e estradas foram abertas e onde a cidade primeiro se desenvolveu economicamente, passando pelos ciclos da exploração madeeira, da criação de gado, da implantação da cultura do café e atualmente no desenvolvimento do turismo. A Praça já existia quando os primeiros traços de modernidade chegaram a nossa região, como a eletricidade e a televisão.

Se da Praça da Matriz a população assistiu surpresa uma das maiores mobilizações do Exército Brasileiro e da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, na busca por guerrilheiros na Serra do Caparaó na década de 1960, também puderam ouvir um discurso inflamado de Tancredo Neves que, do coreto da praça, bradou pelo fim da ditadura e por eleições diretas, ao som do Hino Naciona,l executado nas cornetas da Igreja, nos idos anos de 1980.

A Praça da Matriz sempre foi palco de inúmeros eventos religiosos, sociais e culturais. Destacam-se as festividades do Dia da Padroeira, as liturgias da Semana Santa, Natal, Corpus Christi e mês de maio. Sempre foi e ainda é o primeiro local público a acolher os turistas que visitam nossa Cidade com destino ao Parque Nacional do Caparaó e, atualmente, as lavouras cafeeiras conhecidas mundialmente por prudizir um café de alta qualidade

É no seu entorno que a Prefeitura Municipal realiza, com muito sucesso, as feiras gastronômicas que atraem grande público local e turístico. Durante muitos anos foi o único espaço público onde eram realizados quermesses e outras festividades de cunho religioso e social.

Atualmente esta praça continua a exercer o papel para o qual foi criada e constitui um grande marco de valor histórico, artístico, religioso e cultural de nossa Cidade, que deve ser preservado por todos.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Embora a Praça se denomine oficialmente “Praça da Matriz”, a capela que compõe o patrimônio histórico e cultural da praça não se trata de uma Igreja Matriz, mas sim de uma capela, pois a cidade de Alto Caparaó não é sede de Paróquia, compondo atualmente a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Alto Jequitibá, onde fica situada a Igreja Matriz.

Todo o imóvel onde está instalada a Praça da Matriz pertence ao patrimônio da Comunidade Imaculada Conceição de Alto Caparaó, porém, apesar de ser uma propriedade privada, desde sempre foi utilizada por todos os habitantes de Alto Caparaó e também pelos milhares de turistas que nos visitam anualmente, visto que a comunidade Católica entende que um patrimônio dessa magnitude e importância não deve servir apenas aos interesses da comunidade Católica, mas sim de todas as pessoas que transitam pela praça colaborando desta forma para o lazer, entretenimento, convívio social e familiar de crianças, jovens, adultos e idosos.

A Praça da Matriz, apesar de toda pujança do patrimônio ambiental de nossa cidade, ainda é considerada um cartão postal de nosso Município, sendo fotografada e divulgada por todo o mundo através da rede mundial de computadores.

Atualmente no entorno da Praça da Matriz estão edificadas diversas casas residenciais, pousadas e um pujante comércio, além da Primeira Igreja Presbiteriana, também construtora da História da colonização da cidade, e que direta ou indiretamente se beneficiam do espaço público da Praça da Matriz.

No ano de 2020, a comunidade Católica e todo o povo de Alto Caparaó, através dos Poderes Executivo e Legislativo, promoveram uma grande reforma arquitetônica e estrutural, finalizando as obras em julho de 2021.

CONHEÇA OS SÍMBOLOS QUE COMPÕEM A PRAÇA DA MATRIZ
A CAPELA

A primeira Capela foi erguida no final do século XIX e dedicada à Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Era um edifício construído em madeira e foi o primeiro templo religioso do arraial de Alto Caparaó. Posteriormente, deu lugar ao templo atual, construído em 1948 em estilo eclético. A porta principal e o presbitério possuem arcos plenos, uma característica das construções clássicas, e as janelas são do estilo gótico. A Capela foi construída com doações e dízimos de toda a comunidade e é um marco religioso e social da cidade.

A Capela da Comunidade Imaculada Conceição é hoje o prédio mais antigo da cidade de Alto Caparaó e deve ser preservado para as gerações futuras, não deixando que nosso passado seja demolido junto com as construções antigas dando lugar a uma modernidade, que apesar de necessária, não substitui o valor histórico e cultural dos nossos antepassados.

O SANTO CRUZEIRO

Marco da “colonização” de nossa cidade, o Cruzeiro original foi erguido neste local em 1870. Fabricado de forma artesanal, foi talhado em um só tronco de madeira do tipo braúna, por Francisco Thomas de Souza (Chico Neném) e Manoel Fernandes dos Santos. O Santo Cruzeiro representa a fé cristã dos primeiros moradores do arraial de Alto Caparaó, sendo a referência mais antiga do início do povoado; nele estão representados os objetos usados no martírio de Jesus Cristo.

O CORETO

Este pequeno pavilhão sempre esteve presente na Praça da Matriz. O primeiro a ser erguido nesse local foi construído em madeira. Geralmente é utilizado para Celebrações Religiosas e apresentações musicais e culturais. Nos idos anos de 1980, Tancredo de Almeida Neves, primeiro presidente civil eleito após 21 anos de ditadura militar, discursou neste coreto contra a ditadura e por eleições diretas no Brasil ao som do Hino Nacional executado nas antigas cornetas da torre da capela.

O CHAFARIZ

Também conhecido como cascata. Sempre houve neste local uma fonte de água potável para saciar a sede dos tropeiros e animais que por aqui passavam. Em 1957, José Cortez, João Ilário e José Araújo, com doações de toda a comunidade, construíram o primeiro chafariz público do arraial de Alto Caparaó.

Fonte:
Arquivos Inimá Novaes de Campos.
Colaboração:
Renato Mota Aguiar