Logo marca Vem Pro Caparaó MG - Juntos somos Mais Fortes.

atrativos turísticos

Poço das Antas, conheça essa lugar Incrível na Serra do Caparaó MG

Poço das Antas Iúna ES - VPC - Vem Pro Caparaó MG

Esta gostando do conteúdo?
Compartilhe agora!

Poço das Antas é um lindo lugar e um dos melhores pontos em Caparaó.

O Poço da Antas está situado em São João do Príncipe, Iúna- ES. É uma belíssima formação rochosa, uma espécie de bacia funda, preenchida de águas muito cristalinas, originada da ação erosiva da forte movimentação das águas do Rio Balaio, em Iúna – Espírito Santo, na divisa com Minas Gerais, na região da Serra do Caparaó. É um verdadeiro santuário.

Não é exagero dizer que  o Poço das Antas é o mais bonito da região da Serra do Caparaó. Na verdade, o conjunto de formações do Rio Claro, que inclui a cachoeira do Rogério, o Poço do Egito e o encontro dos rios Claro e Balaio é incrivelmente exuberante. Um lugar muito abençoado.

O Poço das Antas é um verdadeiro capricho da natureza. O ambiente natural no entorno é muito preservado. E o Sol só contribui para tornar o espetáculo ainda melhor. Com a incidência de seus raios confere às águas uma tonalidade que varia entre o verde esmeralda e o azul turquesa. Detalhe: águas geladas e fortes, porém muito revigorantes.

E claro, uma natureza tão bela assim, certamente é por não ser muito acessível, o que acaba sendo uma vantagem do ponto de vista da preservação ambiental. Por isso, não espere uma trilha fácil. O percurso de trilha tem cerca de 3km, com grau de dificuldade de moderado a alto, a depender do preparo físico e a disposição para aventuras.

O atrativo é na propriedade do João Vieira (Sr. Tardem) e sua esposa, Dona Rilza. Fica aberto das 8 às 16 h. Reserve  um dia para esse roteiro, pois cada minuto será muito bem investido. Para ter acesso ao destino você pagará um ecoticket no valor de 30,00 reais por pessoa, em dinheiro. Não existe outra forma pagamento.

O local não tem estacionamento, porém, há um local próximo onde poderá estacionar seu veículo, pagando uma taxa de 10,00 reais. Desse ponto em diante, o percurso é todo feito a pé e dura entre 50 min a 1:30h, numa trilha refeita pelo sr. Tardem. Use um calçado apropriado para trilhas, pois o trajeto é acidentado e escorregadios e tombos não são raros, mas o visual do caminho é de tirar o fôlego. Uma dica: não vá embora sem antes visitar a confluência de dois rios: Balaio e Claro, é encantador…um espetáculo que você não se arrependerá de assistir.

Prepare-se para ficar incomunicável quando você for ao Poço das Antas, já que não há acesso à internet. Também não há energia elétrica ou estruturas de apoio, como lanchonete. Não é permitido fazer a trilha de chinelos, apenas calçados fechados; nem levar bebidas alcoólicas e animais de estimação. Mas nada disso ofusca o brilho do lugar. Todo esforço valerá a pena.

Para chegar ao local onde fica o Poço das Antas, há dois acessos. Um é via BR 262, em Iúna, por meio de uma estrada de barro. O outro, é via cidade de Alto Caparaó – MG, onde, partindo da Praça da Matriz, acessará uma estrada de chão e percorrerá um trecho com, aproximadamente, 13km de distância até chegar à Iúna onde fica o Poço das Antas.

Na cidade de Iúna, é considerado um dos mais belos lugares onde a combinação de paisagens, gastronomia e hábitos simples de um ambiente rural se localiza aos pés da Serra do Caparaó.

Um lugar onde a natureza abusou de sua generosidade, repleto de cachoeiras e todas elas ricas em vegetação. Outro ponto forte da região são as belas formações rochosas, que, além de serem um dos principais destinos para caminhadas, também enfeitam a paisagem.

Com uma economia baseada na cafeicultura, a cidade de Iúna está se diversificando no sentido de produzir queijos, açúcar mascavo, hortaliças, flores e frutas, que os turistas podem obter visitando propriedades rurais ou em feiras livres para produtores rurais. Já que estamos falando de comida, não podemos deixar de mencionar a gastronomia da região, que é um de seus pontos fortes. Bolos de melado, torresmos, linguiça caseira, frango com quiabo, repolho, taioba e angu nas refeições diárias. Uma alegria!

A principal atração turística da cidade de Iúna, além do Poço das Antas, é o Santuário de Água Santa, que recebe visitantes de todas as regiões do Brasil, principalmente durante a festa de Santa Luzia, realizada no dia 13 de dezembro. A festa é uma homenagem aos protetores dos olhos e da visão. Segundo os crentes, é possível ver a fonte que jorra água doce e tem efeitos milagrosos. Entre os rituais de fé, inclui lavar os olhos três vezes para garantir proteção e até mesmo tomar um gole de água.

Outro passo importante no desenvolvimento da parte turística e histórico-cultural de Iúna é a demarcação dos limites ao longo dos pontos rota Imperial Pedro d’Alcântara, que passa pelo centro da cidade e estradas e propriedades rurais. Além desse roteiro incrível, outros pontos turísticos da cidade se destacam, como o Pico Colossus, Museu de História de Iúna, Pedra do Pecado e Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Se você é um aficionado por história, não deixe de conhecer a arquitetura colonial pelas mansões de uma antiga fazenda de café.

Além do Poço das Antas, outra opção de lazer são as belas cachoeiras e poços, principalmente nas regiões de São João do Príncipe, Rio Claro e Santa Clara, Poço do Egito, Recanto do Cedro, Cachoeira do Rogério, do Brás, Hidrolândia, Poço das Antas e muitos outros.

Observação:
Os valores e regras aqui mencionados para acessar o Poço das Antas são os atuais, no momento em que este artigo foi escrito; convém consultar os responsáveis para esclarecer eventuais dúvidas.

Conheça também:
Cachoeira do Rogério
Cachoeira ou Poço do Egito
Cachoeira do Segredo,

Fonte:
Texto original e imagens

Turismo Alto Caparaó